Depois de tantos trancos e barrancos eis que finalmente pudemos começar a curtir Cusco rsrs \o/. Ok ok, fui pra cima e pra baixo com os 3 pontos na perna e o braço doendo ( vou até ficar com a consciência pesada daqueles dias de preguiça que uma dorzinha de cabeça já faz o mundo quase acabar .... rsrs) mas fui \o/
A palavra Cusco significa umbigo, e a cidade é chamada assim de forma oportuna porque era considerada a capital do Império Inca. Toda a sabedoria e engenharia dos Incas era realmente intrigante, e foi incrível conhecer e aprender tudo ao vivo. Pra começar, chamar todos de Incas é uma generalização errada, pois os Incas eram apenas os reis, o restante, independente de ser autoridade ou não eram chamados de Quechuas.
Bem, nunca fui muito fã de adquirir pacotes turísticos, sempre preferi o contato direto com moradores perguntando e descobrindo os melhores lugares, mas no caso de Cusco por ter tanta história envolvida preferimos entrar em contato com a agência Fabulous Peru Tours (recomendadíssima por sinal) que prestou um serviço fantástico, o Fredy foi super gente boa e prestativo.
A Catedral e um pouco da área externa...
Infelizmente dentro da Catedral não pode filmar e nem tirar foto, mas o Carlos tentou dar um perdido e levou uma baita bronca rsrs mas esse é o registro de um dos templos rsrs
Apesar de eu não ser católica é impossível não apreciar a arte!!!!
Mtos pontos chamaram a atenção, como por exemplo a adaptação das cópias dos quadros religiosos pelos artistas Incas que estavam sendo catequizados. Através da arte eles tentaram manter viva a própria cultura, adaptando alguns pontos à cultura Inca, dando inicialização à Escola Cusquenha de Arte, vale a pena a pesquisa na internet para apreciar algumas obras.
Saindo da Catedral fomos em direção ao Templo do Sol, e durante o caminho observamos algumas bases de construções Incas. Por Cusco ser a cidades dos reis, as pedras eram perfeitamente lixadas e alinhadas, mostrando assim que se tratava de um lugar muito importante ou sagrado.
Lembro que num livro que lí a opinião do Che Guevara de quando ele passou em Cusco, mostrava claramente a decepção e tristeza ao observar os muros, que haviam sido tão bem esculpidos pelos Incas com toda sua sabedoria e que depois de destruídos foram porcamente reconstruídos pelos espanhóis, onde a clara dominação pela força e não pela cultura falava mais alto. na foto abaixo é perfeitamente possível perceber isso, a base é construção Inca e a parte de cima dos espanhóis.
Não se sabe ao certo qual era a forma de medida utilizada, falam que contavam em lhamas mas isso não é para todos os casos, de qualquer forma o alinhamento é perfeito e surpreendente para a época.
Saindo do Templo passamos pelo que seria o Jardim, um espaço importante para a cultura.
Seguimos mais um pouco pela cidade e depois fomos de ônibus em direção as ruínas, a primeira foi a de Q'Enqo...
...e a Fortaleza de Sacsayhuaman, que segundo históriadores tinha propósito militar para defender-se de tribos invasoras.
É surpreendente o tamanho das pedras e a forma que foram colocadas, permitindo que o local fosse realmente estratégico.
O projeto de Cusco tinha a forma de um Puma, demonstrando assim a posição de ataque e sua força.
Fomos em várias outras ruínas como Puca Pucara...
e Tambomachay, essa última com um intrigante sistema aquedutos, canais e cascatas, visando justamente uma fantástica utilização da água, tanto dos lençóis freáticos qto o aproveitamento do degelo dos picos, realmente bela e muito interessante.
Pra fechar o passeio com chave de ouro fomos a algumas cooperativas familiares afim de conhecer os produtos e saber distinguir os diversos tecidos apresentados, como o que provém das alpacas, lhamas ou tecidos sintéticos.
Descemos na praça das armas e aproveitamos pra conhecer um pouco...
...fazer compras...
e matar quem nos matava rsrs a fome!!! Aproveitei e experimentei o Pisco Sour, bebida mto comum e apreciada por aqui, bom demais !!!
e pra mudar um pouco o cardápio fomos atrás de pizza, ninguém aguenta mais arroz, sopa e frango, ou pollo como chamam aqui arrrrgggghhhhh chega!!! São os pratos mais comuns e estão por todo lado o.O Cuidado!!! Rsrs A Pizzaria está recomendada: Tratoria
O dia foi fantástico e super cultural, e durante toda a explicação do guia o que mais me chamou a atenção foi o código de conduta dos Incas que se baseava nos seguintes conceitos:
Ama llulla: No
seas mentiroso / Não seja mentiroso
Ama sua: No seas ladrón / Não seja ladrão
Ama quella: No
seas ocioso / Não seja ocioso
Tbm sou apaixonado por tudo isso aí; sigam em paz! pois tem muito mais pela frente... Bolívia, tbm é show;
ResponderExcluirShow de bola Noellen!!! Tô acompanhando!!!
ResponderExcluirContinuamos por aqui. Fantástico. Parabéns pela sensibilidade, pelo olhar atento para a cultura visitada.
ResponderExcluirAbraço,
haendel
Bacana d+, curtindo muito aqui
ResponderExcluir