Pular para o conteúdo principal

Curso Off com o Tomaz da Personal OffRoader - 15/02

Embora já ande de moto a mais de 4 anos, no dia 15/02 - junto com a galera do Highlanders e do Teneré Club - fizemos um curso Off com o Tomaz Bueno da Personal OffRoader. O dia foi ótimo e as dicas muito bem vindas, afinal treinamento não é gasto, é investimento na nossa própria segurança!!!

Devido as fortes chuvas recentemente, a pista que usaríamos estava praticamente inundada, mas por causa do Giro Latino estar perto e por termos participantes de longe, insistimos com o Tomaz que tivesse o curso da mesma forma, portanto fomos para um bairro tranquilo e treinamos as técnicas da mesma forma, e sinceramente o dia valeu a pena!!! Bom demais aprender com quem manja ;-)

Segue abaixo um breve resumo do conteúdo, é claro que treinar pra valer com o acompanhamento de um profissional é muito melhor... mas vale a leitura tbm:

1-) Planejamento: Antes de qualquer viagem, o planejamento é primordial, é necessário saber quais terrenos vamos encarar, como e quando será o abastecimento, pesquisar a rota principal e algumas alternativas em caso de problemas, enfim, o levantamento de todas as informações podem ser cruciais para uma viagem bem sucedida.

2-) Revisão constante da moto: Ter uma moto em bom estado é primordial sempre, nunca sabemos o que nos aguarda. Relação, freios, cabos lubrificados, pneus apropriados ao terreno... aprendi a lição depois de ter ficado na estrada =/ uma dica legal se tratando especificamente do Off é murchar um pouco os pneus, isso cria maior área de atrito com o solo e facilita na pilotagem.

3-) Se tratando de pilotagem, é importante manter a cabeça erguida e procurar ver o mais a frente possível, assim poderá definir de antemão por qual caminho deve seguir e prever possíveis riscos. Isso se aplica tbm as curvas, seja no asfalto ou na terra, tentar olhar para o final da curva ajuda a fazer com mais segurança, pois somos guiados justamente por nossos olhos. Outra coisa importante é aprender a travar a moto com as pernas e calcanhar, isso da maior segurança para manobras.

4-) Equipamentos de segurança: Equipamentos são essenciais em qualquer lugar, seja numa viagem de 10 mil kms...seja numa voltinha até a padaria, o risco de acidente existe e deve ser minimizado com responsabilidade e segurança. Uso de Jaqueta ou colete, joelheiras, cotoveleiras, luva, capacete... tudo é bem vindo para se proteger.

O áudio não ficou bom mas espero que seja de proveito da mesma forma, bora aprender com o profissional ;-)




Para qualquer contato com o Tomaz:
TOMAZ BUENO - Personal Offroader
11 9 6385 0128 (Vivo e Whatsapp)
11 9 8922 7739 (Claro)
www.personaloffroader.com.br
www.youtube.com/tomazte
www.facebook.com/personaloffroader

Recomendado!!!

Comentários

  1. Noellen boa tarde,

    Estou com os olhos brilhando para viajar São Paulo/Pernambuco, estou acompanhando seu blog de perto!!!
    Nao pare de nos atualizar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Felipe, espero que as dicas estejam sendo úteis e principalmente o incentive mesmo a pegar a estrada ;-) é bom demais!!!

      Bjs, td de bom

      Excluir
  2. Noellen,

    Parabéns, pela postagem, várias dicas excelente !

    Show de Bola!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A primeira de muitas - Ponta Grossa, Curitiba e Antonina - 07 a 11 de Julho

Como diz Fernando Pessoa, "a vida é o que fazemos dela", e para viajantes, a fazemos muito mais bonita!

Assim foram os dias 07 a 11 de Julho, onde o Cassiano e eu percorremos as estradas de São Paulo e Paraná. Certa vez li que uma viagem vem para nos tornar conhecedores de si mesmos e sinceros nas atitudes, e essa viagem veio pra solidificar ainda mais nosso sentimento, proporcionar conhecer ainda mais um ao outro, sentir nossa alegria em estar junto e dar a certeza que desejamos muitos e muitos kms de alegria, as vezes cada um com sua moto...as vezes os dois em uma moto...de ônibus...a pé...não importa, o que vale é estarmos sempre cheios de expectativas e abertos para as novas experiências que estão surgindo.

Mas senta que lá vem história...

No dia 7 saí de Jundiaí e fui encontrá-lo em Capão Bonito, de lá seguimos pra Ponta Grossa, nosso primeiro destino. Nosso objetivo por lá era conhecer a Abadia da Ressurreição, um mosteiro muito bonito cujos monges belamente apresentam…

15/11 - O dia que as coisas não saíram como o planejado

"Se algo pode dar errado, dará!" 
Esta é a famosa lei de Murphy, e é impressionante como se contextualiza em viagens de moto. No nosso Giro não poderia ser diferente, e pra falar a verdade, ela veio a tona dia 15/11 , o dia em que NADA deveria ter dado errado.

Bem, saímos pela manhã do hotel Liporaca, em Rio Gallegos.


O Alfredo estava tbm quase pronto pra sair, mas como ele anda muito e estava com uma BMW fomos na frente, mas não demorou muito para que nos alcançasse.

Nos ajudou muito explicando como proceder na Aduana, pois neste trecho passamos pelo Chile, acredito que menos 300 kms, mas é necessário seguir os procedimentos de entrada e saída do país.

O dia já não começou muito bem quando pedi a caneta emprestada do atendente chileno. Ele emprestou e falou para devolver, ok, mas emprestei pra um dos colegas, que foi passando para outro, e para outro, e depois chegou um ônibus... todo mundo usando... quando fui ser atendida, qual a primeira coisa que o atendente pediu? A …

14/11 - De Caleta Olivia a Rio Gallegos

Amigos se reconhecem! Já escrevi esta frase aqui no blog dezenas de vezes, mas a cada dia tenho mais certeza que essas palavras são reais, vamos lá... que nosso objetivo está cada vez mais perto!!

A partir de Comodoro Rivadavia diminuiu um pouquinho (em alguns trechos) as retas intermináveis da Ruta 3 e pegamos trechos lindos beirando o mar.



E neste trecho realmente começamos a sentir o frio pra valer.
E olha aí... até o Tux já pegou a rota para Ushuaia rsrs

Num posto de gasolina conhecemos  o Alfredo Paz, um motociclista que mora em Ushuaia. Ele nos deu muitas dicas do caminho e inclusive recomendou o hotel que ficaria em Rio Gallegos, explicando certinho como chegar lá... bacana né \o/

Numa breve parada no meio do nada...


Desafiamos o vento rsrs e saímos perdendo rsrs

Nos posts anteriores mostramos como realmente o vento é forte, e se vc colocar a moto a favor do vento... ela cai rsrs e o Boni... sempre o Boni... quis tirar a prova kkkk, deu no que deu :-P

Felizmente não estrago…