Pular para o conteúdo principal

Curso Off com o Tomaz da Personal OffRoader - 15/02

Embora já ande de moto a mais de 4 anos, no dia 15/02 - junto com a galera do Highlanders e do Teneré Club - fizemos um curso Off com o Tomaz Bueno da Personal OffRoader. O dia foi ótimo e as dicas muito bem vindas, afinal treinamento não é gasto, é investimento na nossa própria segurança!!!

Devido as fortes chuvas recentemente, a pista que usaríamos estava praticamente inundada, mas por causa do Giro Latino estar perto e por termos participantes de longe, insistimos com o Tomaz que tivesse o curso da mesma forma, portanto fomos para um bairro tranquilo e treinamos as técnicas da mesma forma, e sinceramente o dia valeu a pena!!! Bom demais aprender com quem manja ;-)

Segue abaixo um breve resumo do conteúdo, é claro que treinar pra valer com o acompanhamento de um profissional é muito melhor... mas vale a leitura tbm:

1-) Planejamento: Antes de qualquer viagem, o planejamento é primordial, é necessário saber quais terrenos vamos encarar, como e quando será o abastecimento, pesquisar a rota principal e algumas alternativas em caso de problemas, enfim, o levantamento de todas as informações podem ser cruciais para uma viagem bem sucedida.

2-) Revisão constante da moto: Ter uma moto em bom estado é primordial sempre, nunca sabemos o que nos aguarda. Relação, freios, cabos lubrificados, pneus apropriados ao terreno... aprendi a lição depois de ter ficado na estrada =/ uma dica legal se tratando especificamente do Off é murchar um pouco os pneus, isso cria maior área de atrito com o solo e facilita na pilotagem.

3-) Se tratando de pilotagem, é importante manter a cabeça erguida e procurar ver o mais a frente possível, assim poderá definir de antemão por qual caminho deve seguir e prever possíveis riscos. Isso se aplica tbm as curvas, seja no asfalto ou na terra, tentar olhar para o final da curva ajuda a fazer com mais segurança, pois somos guiados justamente por nossos olhos. Outra coisa importante é aprender a travar a moto com as pernas e calcanhar, isso da maior segurança para manobras.

4-) Equipamentos de segurança: Equipamentos são essenciais em qualquer lugar, seja numa viagem de 10 mil kms...seja numa voltinha até a padaria, o risco de acidente existe e deve ser minimizado com responsabilidade e segurança. Uso de Jaqueta ou colete, joelheiras, cotoveleiras, luva, capacete... tudo é bem vindo para se proteger.

O áudio não ficou bom mas espero que seja de proveito da mesma forma, bora aprender com o profissional ;-)




Para qualquer contato com o Tomaz:
TOMAZ BUENO - Personal Offroader
11 9 6385 0128 (Vivo e Whatsapp)
11 9 8922 7739 (Claro)
www.personaloffroader.com.br
www.youtube.com/tomazte
www.facebook.com/personaloffroader

Recomendado!!!

Comentários

  1. Noellen boa tarde,

    Estou com os olhos brilhando para viajar São Paulo/Pernambuco, estou acompanhando seu blog de perto!!!
    Nao pare de nos atualizar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Felipe, espero que as dicas estejam sendo úteis e principalmente o incentive mesmo a pegar a estrada ;-) é bom demais!!!

      Bjs, td de bom

      Excluir
  2. Noellen,

    Parabéns, pela postagem, várias dicas excelente !

    Show de Bola!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A primeira de muitas - Ponta Grossa, Curitiba e Antonina - 07 a 11 de Julho

Como diz Fernando Pessoa, "a vida é o que fazemos dela", e para viajantes, a fazemos muito mais bonita! Assim foram os dias 07 a 11 de Julho, onde o Cassiano e eu percorremos as estradas de São Paulo e Paraná. Certa vez li que uma viagem vem para nos tornar conhecedores de si mesmos e sinceros nas atitudes, e essa viagem veio pra solidificar ainda mais nosso sentimento, proporcionar conhecer ainda mais um ao outro, sentir nossa alegria em estar junto e dar a certeza que desejamos muitos e muitos kms de alegria, as vezes cada um com sua moto...as vezes os dois em uma moto...de ônibus...a pé...não importa, o que vale é estarmos sempre cheios de expectativas e abertos para as novas experiências que estão surgindo. Mas senta que lá vem história... No dia 7 saí de Jundiaí e fui encontrá-lo em Capão Bonito, de lá seguimos pra Ponta Grossa, nosso primeiro destino. Nosso objetivo por lá era conhecer a Abadia da Ressurreição, um mosteiro muito bonito cujos monges belamente apres

Um tombo que não estava nos planos =/

Bem, já deu pra perceber que desafio pouco é para os fracos né, nossa viagem está levando essa palavra muito a sério rsrs. Antes de mais nada quero deixar claro que estou bem, mesmo !!! Não avisei nada antes para não preocupar ninguém, só estou colocando no blog porque faz parte do Giro né rsrs Depois de nos encantarmos com a estrada incrível de Puerto Maldonado a Cusco, faltando uns 100 kms para o destino final sofri um acidente. Numa curva simples a roda dianteira escorregou na faixa central e fui direto pro guardrail. Lembro que quando estava caindo só ficava pensando em me encolher pra tentar passar por baixo do guardrail, estava sentindo ir deslizando pelo asfalto por alguns metros e ouvindo o barulho da moto tbm no chão. O Carlos fala que dei uma pancada  nos ferros e a moto passou a meio metro de me atropelar, mas felizmente o pior não aconteceu. Só me dei conta quando estava já no canteiro, deitada e com muita dor no lado direito. tirei o capacete e em poucos segu

Vlog Rumo aos Sonhos - Episódio 010 e 011 - Um bate papo sobre a Lander

Não é todo dia que encontramos uma moto com quase 270 mil kms rodados, e essa é a atual quilometragem da minha Lander. Peguei a motoca zero km no dia 25/01/2014, meu objetivo era ter uma moto novinha para a primeira viagem para o exterior, o Giro Latino, que já está registrado aqui no blog. Desde então tivemos a chance de percorrer juntas 9 países aqui da América Latina, sem contar a parceria dia a dia nas idas ao trabalho, faculdade e muito mais. Já foram muitos kms de alegria, e fico na expectativa para que venham muito mais! Devido essa alta quilometragem, muitos me perguntam sobre as manutenções que faço, se já fiz o motor...então para esclarecer todas as dúvidas, decidi fazer dois vídeos relacionados. O Episódio 010 respondo a clássica pergunta se já fiz o motor da Lander, e sim, já fiz, com 176 mil kms. Quando tinha 100 mil kms, o eixo da rosca do pinhão espanou e rodei 76 mil kms com o pinhão soldado. Para resolver o problema de uma vez por todas, fizemos o evento do QG da