O carburador está sujo!!! O carburador está sujo!!! As vezes acho que essa é a frase favorita dos "meXanicos" qdo se deparam com moto carburada, e nós, meros mortais... acreditamos :'(
Bom aproveitar a aula então pra conhecer melhor a função dos carburadores, componente essencial para o funcionamento da motoca, e uma das aulas que eu mais estava curiosa :-D
Importante: O conteúdo que estou escrevendo é com base no que entendi da aula no curso de mecânica na Radial Cursos , não é responsabilidade deles caso eu escreva algo errado, é até bom que me corrijam, afinal, conhecimento é sempre bem vindo :-) Mas se o post ficar bom... créditos pro professor Marco hein ;-) E continuo recomendando fazer o curso por lá, a prática é bem melhor ;-)
Embora o carburador de cada motocicleta seja diferente em dimensões, calibragem de gicleurs, regulagem de entrada de ar... dentre outras características, todos eles tem o mesmo princípio de funcionamento, que é o mais interessante em conhecer.
Funcionalidades:
1º - Pulverizar a gasolina que entra dentro da câmara de combustão
Para que ocorra a combustão, é necessário que a mistura (gasolina + ar) chegue a faísca da vela, mas ela estando totalmente líquida não ocorre esse processo, é necessário portanto que a gasolina esteja pulverizada.
O princípio de pulverizar é o mesmo que encontramos por exemplo num desodorante, quando um vaporizador transforma o líquido em pequenas gotículas dispersas no ar.
2º - Misturar ar + gasolina na proporção correta
Já vimos anteriormente que para a queima total da gasolina, é necessário que a proporção esteja em 15:1 em média. Para o bom funcionamento da motoca, é importante que isso seja respeitado, pq:
O carburador é responsável por alimentar o motor sempre com doses iguais de mistura, mas nem sempre com a mesma velocidade. Alguns confundem isso com o aumento das RPM, mas não tem relação, apenas alimenta o motor com maior rapidez.
Funcionamento
O carburador é dividido em 2 circuitos de alimentação e 1 circuito auxiliar. Achei interessante saber que os circuitos são independentes entre si, e um NÃO afeta o outro.
Antes de ver sobre esses circuitos, veja o vídeo abaixo para entendermos o funcionamento dele, que segue o seguinte princípio:
Presta atenção hein :-P
Portanto a função básica do carburador é: permitir a entrada do ar, pulverizar com a gasolina e mandar a mistura pro motor ;-)
... agora sim... podemos separar os circuitos e entender melhor cada parte \o/
Começando pelo mais simples.... o Circuito Secundário!!!
O Circuito Secundário tem a função de alimentar a MARCHA LENTA, só!!!
Marcha Lenta é quando a moto está ligada (estando engatada ou não) mas não ocorre nenhuma aceleração.
Na imagem acima, pode notar duas partes importantes do carburador, o Pistonete e o giclê. No pistonete, tem uma agulha que regula a quantidade de gasolina a sair pelo giclê, mas durante a marcha lenta, o giclê fica totalmente fechado. Por onde sai a gasolina então?
Perto da saída da mistura, tem um "buraquinho minúsculo" (o giclê de baixa), a partir de onde, através da sucção, o motor consegue puxar combustível.
Outro componente do circuito secundário é o parafuso do ar e o parafuso do rpm. Através desses parafusos é que é feita a regulagem da marcha lenta. Tem muitos vídeos legais no youtube ensinando como fazer isso, vale a pena conferir ;-)
Uma dica importante, caso vá fazer a limpeza, por exemplo, num carburador que já esteja regulado, ao apertar o parafuso até o final, conte quantas voltar foram dadas, assim saberá o qto precisa soltar para que continue regulado ;-)
Circuito Primário ou Principal
O circuito primário só começa a trabalhar a partir de algum movimento no acelerador, ele NÃO tem relação com o secundário (Marcha Lenta). O circuito principal tem como principal função aumentar ou diminuir a entrada da mistura (mantendo a proporção de 15:1) , afinal, maiores velocidades exigem maior quantidade de mistura.
Componentes:
1 - Pistonete: Controla a entrada de ar
Que já completo com a agulha é assim:
2 - Agulha: Controla a passagem da gasolina
3 - Giclê de alta : Junto com a agulha tbm controla a passagem da gasolina
Observe que a agulha é cônica, ou seja, a ponta mais fina. No circuito principal não tem regulagem de ar, tudo é feito através da trava da agulha. Quando o pistonete está em baixo, quer dizer que a agulha está fechando totalmente o giclê, e saindo o mínimo de gasolina. A medida que vai acelerando, o pistonete com a agulha vai subindo e permitindo maior passagem de gasolina.
Como já mencionado, não existe regulagem de ar no circuito principal, então caso precise de alguma regulagem, é feita na quantidade de gasolina, como? Através das travas da agulha. Algumas agulhas tem ranhuras/travas que permitem fazer a regulagem da sua altura no pistonete.
Para deixar a agulha mais pra cima, a trava fica mais embaixo, deixando a mistura mais rica. A agulha para baixo deixa a trava mais pra cima, deixando a mistura mais pobre.
Circuito Auxiliar
Tem como função ajudar no bom funcionamento do carburador.
É composto por:
1 - Sistema de afogadores.
2 - Sistema de nível constante (bóias).
3 - Sistema de respiros.
4 - Sistemas de válvulas compensadoras
1 - O afogador serve para facilitar a partida fria enriquecendo a mistura. Em algumas motos, como a cg, diminui a entrada de ar, em outras, como as 2 tempos, tem um duto auxiliar que faz mandar mais gasolina
Fechando a entrada de ar
Mantendo aberta a entrada de ar.
2 - Sistema de bóias: Mantém o nível de gasolina, evitando a perda de combustível pelo ladrão
3 - O Sistema de Respiro consiste em ter pequenos orifícios internos à cuba, que permitem que a pressão interna a essa cuba seja permanentemente igualada à externa (atmosférica), permitindo dessa forma um livre fluxo de combustível.
4- As válvulas compensadoras são pequenos componentes que ocupam lugares apenas em carburadores de motocicletas de cilindradas maiores (XL, CB, CBX).
Uma informação interessante: O filtro de ar tbm tem relação com o carburador, e por isso é importante sempre observá-lo. Se estiver sujo, obstrui a entrada de ar deixando a mistura rica.
Aula esclarecedora, alguém com moto carburada para colocarmos a mão na massa? \o/
Bom aproveitar a aula então pra conhecer melhor a função dos carburadores, componente essencial para o funcionamento da motoca, e uma das aulas que eu mais estava curiosa :-D
Importante: O conteúdo que estou escrevendo é com base no que entendi da aula no curso de mecânica na Radial Cursos , não é responsabilidade deles caso eu escreva algo errado, é até bom que me corrijam, afinal, conhecimento é sempre bem vindo :-) Mas se o post ficar bom... créditos pro professor Marco hein ;-) E continuo recomendando fazer o curso por lá, a prática é bem melhor ;-)
Embora o carburador de cada motocicleta seja diferente em dimensões, calibragem de gicleurs, regulagem de entrada de ar... dentre outras características, todos eles tem o mesmo princípio de funcionamento, que é o mais interessante em conhecer.
Funcionalidades:
- Pulverizar a gasolina que entra dentro da câmara de combustão
- Misturar ar + gasolina na proporção correta
- Aumentar ou diminuir a velocidade em que a mistura entra no motor
1º - Pulverizar a gasolina que entra dentro da câmara de combustão
Para que ocorra a combustão, é necessário que a mistura (gasolina + ar) chegue a faísca da vela, mas ela estando totalmente líquida não ocorre esse processo, é necessário portanto que a gasolina esteja pulverizada.
O princípio de pulverizar é o mesmo que encontramos por exemplo num desodorante, quando um vaporizador transforma o líquido em pequenas gotículas dispersas no ar.
2º - Misturar ar + gasolina na proporção correta
Já vimos anteriormente que para a queima total da gasolina, é necessário que a proporção esteja em 15:1 em média. Para o bom funcionamento da motoca, é importante que isso seja respeitado, pq:
- A proporção de gasolina maior que a de ar é chamada de Mistura Rica, e provoca um consumo excessivo de combustível, deixa a marcha lenta irregular, perde potência, solta cheiro de gasolina pelo escapamento e provoca excesso de carbonização na vela
- A proporção de ar maior que a de gasolina é chamada de Mistura Pobre, e provoca superaquecimento no motor, chegando ao ponto de fundir ou furar o pistão a longo prazo, perde potência e tbm cria depósitos embranquecidos na vela
O carburador é responsável por alimentar o motor sempre com doses iguais de mistura, mas nem sempre com a mesma velocidade. Alguns confundem isso com o aumento das RPM, mas não tem relação, apenas alimenta o motor com maior rapidez.
Funcionamento
O carburador é dividido em 2 circuitos de alimentação e 1 circuito auxiliar. Achei interessante saber que os circuitos são independentes entre si, e um NÃO afeta o outro.
Antes de ver sobre esses circuitos, veja o vídeo abaixo para entendermos o funcionamento dele, que segue o seguinte princípio:
Presta atenção hein :-P
Portanto a função básica do carburador é: permitir a entrada do ar, pulverizar com a gasolina e mandar a mistura pro motor ;-)
... agora sim... podemos separar os circuitos e entender melhor cada parte \o/
Começando pelo mais simples.... o Circuito Secundário!!!
O Circuito Secundário tem a função de alimentar a MARCHA LENTA, só!!!
Marcha Lenta é quando a moto está ligada (estando engatada ou não) mas não ocorre nenhuma aceleração.
Na imagem acima, pode notar duas partes importantes do carburador, o Pistonete e o giclê. No pistonete, tem uma agulha que regula a quantidade de gasolina a sair pelo giclê, mas durante a marcha lenta, o giclê fica totalmente fechado. Por onde sai a gasolina então?
Perto da saída da mistura, tem um "buraquinho minúsculo" (o giclê de baixa), a partir de onde, através da sucção, o motor consegue puxar combustível.
Outro componente do circuito secundário é o parafuso do ar e o parafuso do rpm. Através desses parafusos é que é feita a regulagem da marcha lenta. Tem muitos vídeos legais no youtube ensinando como fazer isso, vale a pena conferir ;-)
Uma dica importante, caso vá fazer a limpeza, por exemplo, num carburador que já esteja regulado, ao apertar o parafuso até o final, conte quantas voltar foram dadas, assim saberá o qto precisa soltar para que continue regulado ;-)
Circuito Primário ou Principal
O circuito primário só começa a trabalhar a partir de algum movimento no acelerador, ele NÃO tem relação com o secundário (Marcha Lenta). O circuito principal tem como principal função aumentar ou diminuir a entrada da mistura (mantendo a proporção de 15:1) , afinal, maiores velocidades exigem maior quantidade de mistura.
Componentes:
1 - Pistonete: Controla a entrada de ar
Que já completo com a agulha é assim:
2 - Agulha: Controla a passagem da gasolina
3 - Giclê de alta : Junto com a agulha tbm controla a passagem da gasolina
Observe que a agulha é cônica, ou seja, a ponta mais fina. No circuito principal não tem regulagem de ar, tudo é feito através da trava da agulha. Quando o pistonete está em baixo, quer dizer que a agulha está fechando totalmente o giclê, e saindo o mínimo de gasolina. A medida que vai acelerando, o pistonete com a agulha vai subindo e permitindo maior passagem de gasolina.
Como já mencionado, não existe regulagem de ar no circuito principal, então caso precise de alguma regulagem, é feita na quantidade de gasolina, como? Através das travas da agulha. Algumas agulhas tem ranhuras/travas que permitem fazer a regulagem da sua altura no pistonete.
Para deixar a agulha mais pra cima, a trava fica mais embaixo, deixando a mistura mais rica. A agulha para baixo deixa a trava mais pra cima, deixando a mistura mais pobre.
Circuito Auxiliar
Tem como função ajudar no bom funcionamento do carburador.
É composto por:
1 - Sistema de afogadores.
2 - Sistema de nível constante (bóias).
3 - Sistema de respiros.
4 - Sistemas de válvulas compensadoras
1 - O afogador serve para facilitar a partida fria enriquecendo a mistura. Em algumas motos, como a cg, diminui a entrada de ar, em outras, como as 2 tempos, tem um duto auxiliar que faz mandar mais gasolina
Fechando a entrada de ar
Mantendo aberta a entrada de ar.
2 - Sistema de bóias: Mantém o nível de gasolina, evitando a perda de combustível pelo ladrão
3 - O Sistema de Respiro consiste em ter pequenos orifícios internos à cuba, que permitem que a pressão interna a essa cuba seja permanentemente igualada à externa (atmosférica), permitindo dessa forma um livre fluxo de combustível.
4- As válvulas compensadoras são pequenos componentes que ocupam lugares apenas em carburadores de motocicletas de cilindradas maiores (XL, CB, CBX).
Uma informação interessante: O filtro de ar tbm tem relação com o carburador, e por isso é importante sempre observá-lo. Se estiver sujo, obstrui a entrada de ar deixando a mistura rica.
Aula esclarecedora, alguém com moto carburada para colocarmos a mão na massa? \o/
Ótima aula, quando quiser é só aparecer que libero minha motoca pra "desmanche" kkkk, e olha que o carbura dela ta precisando de uma limpeza mesmo rsrs.
ResponderExcluirQuando tive aula sobre carburação o professor me deu o da cg pra limpar e só observei a revisão no da sete galo, deu dó quando os cabeçudos entortaram as quatro agulhas, pura falta de atenção deles, que dó, que dó...
top...
ResponderExcluirLegal, obrigado pelas informações!
ResponderExcluirTenho 1 dúvida
ResponderExcluirA agulha do meu carburador quando está fechada ainda passa combustível, fiz o teste soprando no gicle de alta e passou muito ar, tenho q regular pra fechar totalmente ?